A formação do ator no Brasil

Auteurs

  • Paulo Marcos Falco de Brito Universidade de São Paulo (USP)

DOI :

https://doi.org/10.59418/olhares.v3i1.51

Mots-clés :

Formação profissional, História do teatro, Ensino médio, Ensino superior

Résumé

Uma breve história da formação do ator no Brasil. O ensino informal do ofício. A formalização do ensino moderno. O ensino superior em Artes Cênicas.

Biographie de l'auteur

Paulo Marcos Falco de Brito, Universidade de São Paulo (USP)

Ator, diretor, mestre em Educação pela USP, especialista em Arte Integrativa, dramaturgo, compositor e sonoplasta. Atua desde 1991 em coletivos como Grupo TAPA e Cia D’Alma. Dedica-se desde 1999 à formação de atores e arte-educadores. Em 2012 funda a Cia. Ouro Velho. Atua na coordenação da Escola Superior de Artes Célia Helena. Seus trabalhos mais recentes incluem Urinal, o musical (Núcleo Experimental), L’Illustre Molière (Cia D’Alma), A mandrágora (Grupo TAPA) e O lugar de onde se vê (Cia. Ouro Velho).

Références

CARVALHO, Enio. História e formação do ator. São Paulo: Ática, 1989.

FREITAS, Luis Paulo de. Tornar-se ator: uma análise do ensino de teatro no Brasil. Campinas, SP: UNICAMP, 1998.

LIMA, Mariângela Alves de. Teatro brasileiro moderno – uma reflexão.

Dionysos, Brasília, n. 25, 1980, p. 21-29. DOI: https://doi.org/10.1016/0032-5910(80)87004-5

MACHADO, Maria Clara. O ensino dramático. Cadernos de teatro, Rio

de Janeiro, n. 21, 1963, p. 6, mar.

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Publiée

2015-08-14

Comment citer

Brito, P. M. F. de. (2015). A formação do ator no Brasil. Olhares, 3(1), 12–17. https://doi.org/10.59418/olhares.v3i1.51