O Teatro que Vem: um estudo de caso em ação integrada de ensino, pesquisa e extensão, em ambiente virtual

Authors

  • Marcos Barbosa
  • Manoel Candeias

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.152

Keywords:

educação, teatro contemporâneo, teatro brasileiro, Covid-19

Abstract

case study of “o teatro que vem” (“the theatre that comes”), a research project carried at escola superior de artes célia helena (esch, são paulo), in 2020. the project joined graduate students of two disciplines (history of brazilian theatre i and history of theatre performance ii) of the theatre programme, to produce a podcast interviewing individual artists and groups who, from the perspective of our young researchers, best represented now the paths that theatre in brazil should follow in the future. particular attention is given to the consequences of the covid-19 pandemic to the work dynamics developed at esch from march 2020 onwards.

Author Biographies

Marcos Barbosa

Marcos Barbosa de Albuquerque, professor permanente e vice-coordenador do Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), é doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua produção acadêmica inclui a publicação de títulos como The art of cultural exchange e Novo drama alemão. É tradutor, dramaturgo e roteirista, com peças encenadas e publicadas em diversos países, entre eles Portugal, Cuba, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, tendo recebido, por seu trabalho, prêmios como Dramaturgia em Pequenos Formatos, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 2018, Prêmio Literário Cidade de Belo Horizonte, em 2015, e Concurso Iberoamericano de Textos Dramáticos, em Buenos Aires, no mesmo ano. Em seu trabalho de pesquisa, investiga a contemporaneidade na dramaturgia e o trânsito de narrativas entre mídias.

Manoel Candeias

Manoel Candeias é professor dos cursos de Bacharelado e Mestrado Profissional da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Possui Mestrado e Doutorado em Artes da Cena pela Unicamp, com estágio de doutoramento na Universidade de Lisboa. Atualmente, realiza uma pesquisa de pós-doutorado na ECA-USP. Trabalha como ator e dramaturgo e coordena, junto com o Prof. Dr. Marcos Barbosa, o projeto de pesquisa Ações Físicas e Virtuais, na ESCH.

Published

2020-12-22

How to Cite

Barbosa , M., & Candeias, M. (2020). O Teatro que Vem: um estudo de caso em ação integrada de ensino, pesquisa e extensão, em ambiente virtual. Olhares, 8(1), 6–13. https://doi.org/10.59418/olhares.v8i1.152