Corpo-tambor

um novo olhar da dança de expressão negra

Autores

  • Edileusa Santos Graduada em Licenciatura em Dança, pela UFBA. Diretora, dançarina, professora e coreógrafa. Ao longo dos anos, estuda a dança negra e investiga uma metodologia aplicada em dança contemporânea com referencial na cultura de matrizes estéticas negro-africanas na Bahia. Lecionou no curso de licenciatura em dança, na Escola de Dança da UFBA. Diretora e coreógrafa do espetáculo Mulheres do Àse – Performance Ritual. Através da Organização Capoeira Foundation fez residências artísticas em diversas cidades do EUA.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.187

Palavras-chave:

dança negra, corpo-tambor, investigação e criação

Resumo

O texto propõe revelar um novo olhar sobre o Tambor, na busca por novas possibilidades de diálogo e percepção por meio dos nossos cincos sentidos e, também, compreender a função do Tambor em aula de dança de expressão negra. Toma-se por base que esse instrumento musical possibilita estímulo necessário à construção voltada para a organização de movimento no corpo, somado a conteúdos e elementos da cultura negra baiana. A construção referida se faz durante o processo, no experimento, e na vivência enquanto se dança, no fazer do corpo em relação à cultura e à dança negra dentro de contexto teórico/ prático, seja através de ações de investigação e processo criativo, seja respaldado por bibliografia específica e análise crítica. A prática pedagógica se revela em uma nova relação entre Corpo-Tambor, na medida em que lança a possibilidade de investigar esse Corpo-Tambor como um elemento educativo e de criação.

Downloads

Publicado

14/08/2023

Como Citar

Santos, E. (2023). Corpo-tambor: um novo olhar da dança de expressão negra. Olhares, 9(1), 53–66. https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.187