Corpo e maternidade

histórias e experiênciasno corpo da mãe artista da dança

Autores

  • Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra Doutora e Mestra em Artes da Cena, Bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna. É artista, pesquisadora, professora, psicomotricista e mãe. Docente no Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde também atua como coordenadora de pesquisa e professora da graduação e do curso técnico profissionalizante.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.197

Palavras-chave:

corpo, maternidade, dança, puerpério, feminismos

Resumo

Este artigo tem como questão central se debruçar sobre uma análise do corpo da mãe artista da dança, enquanto profissional e mulher, sob uma perspectiva de gênero e do mercado de trabalho. Para isso, faz um levantamento histórico sobre as ondas feministas, elencando as conquistas e as mudanças, dos pontos de vista político, subjetivo e social, sobre o que é ser mulher. Relaciona esse conteúdo com um relato de experiência da autora, enquanto artista da dança e mãe puérpera, tendo como foco olhar para esse corpo no tempo presente, seus desafios e relações entre a maternidade e as artes da cena.

Downloads

Publicado

14/08/2023

Como Citar

Alcofra, G. M. F. T. (2023). Corpo e maternidade: histórias e experiênciasno corpo da mãe artista da dança. Olhares, 9(1), 153–166. https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.197