Teatro e Comunidade: interseções em contínua construção

Autori

  • Hugo Alves Cruz ESMAE-IPP (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto) IELT U. Nova de Lisboa (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional - Universidade Nova de Lisboa) e PELE

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.68

Parole chiave:

Teatro, Comunidade, Participação, Criação Colectiva

Abstract

Este artigo propõe-se apresentar diferentes perspectivas para a definição do campo de ação e pensamento do Teatro e Comunidade destacando os pontos convergentes e divergentes que daí emergem. É salientado o caso concreto da PELE, estrutura artística do sul da Europa (Portugal), que procura concretizar o equilíbrio entre ação e reflexão neste domínio, recorrendo-se ao exemplo do seu último espectáculo MAPA_o jogo da cartografia. O texto termina com um ensaio- síntese de aspectos fundamentais para o Teatro e Comunidade.

Biografia autore

Hugo Alves Cruz, ESMAE-IPP (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto) IELT U. Nova de Lisboa (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional - Universidade Nova de Lisboa) e PELE

Programador cultural, encenador, professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo – Instituto Politécnico do Porto (Portugal) na área de "Teatro e Comunidade", co-fundador e diretor artístico da PELE (www.apele.org), investigador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – Universidade Nova de Lisboa, consultor artístico no âmbito do espaço público de várias estruturas artísticas nacionais e internacionais. Coordenador do livro “Arte e Comunidade” editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

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Pubblicato

2017-05-05

Come citare

Cruz, H. A. (2017). Teatro e Comunidade: interseções em contínua construção. Olhares, 4(1), 24–30. https://doi.org/10.59418/olhares.v4i1.68

Fascicolo

Sezione

Pedagogia das Artes da Cena