Autoria coletiva

Autores/as

  • Rosyane Trotta Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.9

Palabras clave:

Processo colaborativo, Teatro de grupo, Autoria coletiva.

Resumen

Este texto apresenta uma análise reflexiva sobre a observação, entre o anos de 2005 e 2007, da estrutura organizacional de grupos de teatro. Análise do processo colaborativo a partir de três recortes texto/cena, o funcionamento do grupo e a função do encenador.

Biografía del autor/a

Rosyane Trotta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 1995, e Doutorado em Teatro pela mesma instituição (2008). Atualmente é professora da UNIRIO. Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação, dramaturgia, processo criativo e teatro de grupo.

Citas

BROOK, P. O diabo é o aborrecimento: conversas sobre teatro. Trad. Carlos Porto. Porto: Asa, 1993.

FOUCAULT, M. Dits et écrits. v.4, Paris: Gallimard, 1994.

RINALDI, M. O ator do Teatro da Vertigem: o processo de criação de Apocalipse 1,11. São Paulo, 2005. Dissertação de Mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA.

TROTTA, R. A autoria coletiva no processo de criação teatral. Rio de Janeiro, 2008. Programa de Pós-graduação em Teatro – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Uni-Rio.

Publicado

2015-07-08

Cómo citar

Trotta, R. (2015). Autoria coletiva. Olhares, 1(1), 52–59. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.9