Os dez passos que separam palco e plateia

Autores/as

  • Luciana Magiolo Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.24

Palabras clave:

Improvisação, Jogo dramático, Teatro-jogo, Keith Johnstone, Frank Totino

Resumen

A improvisação e o jogo dramático como procedimento para a descoberta de recursos expressivos no campo da interpretação/ator e recepção/espectador. O texto compartilha a experiência na Oficina de Improvisação de Frank Totino realizada em julho de 2010, na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), ao mesmo tempo em que aponta algumas reflexões acerca da improvisação na contemporaneidade.

Citas

MAGIOLO, Luciana Cristina. A criação coletiva como caminho para o desenvolvimento de uma dramaturgia nacional. Dissertação de Mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA, 2005.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PESSOA, Fernando. Obra poética. São Paulo: Nova Aguilar, 1997.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. In: prefácio de RYNGAERT,

Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

Publicado

2015-07-08

Cómo citar

Magiolo, L. (2015). Os dez passos que separam palco e plateia. Olhares, 2(1), 20–27. https://doi.org/10.59418/olhares.v2i1.24

Número

Sección

Pedagogia das Artes da Cena