Mil litros de preto

os diálogos de uma das vanguardas negras

Autores

  • Lucimélia Romão Lucimélia Romão é artista visual, dramaturga e performer. Pós Graduanda em Artes pela Universidade Federal de Pelotas-RS e graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-BA. Graduada em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei-MG onde pesquisou teatro e performance negra. Atriz, formada no curso técnico em Teatro pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo em Taubaté/ SP. Recebeu diversos prêmios, incluindo 9ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo – São Paulo-SP (2023), 3° Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte-MG.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.189

Palavras-chave:

teatro negro, performance arte, vanguardas negras, teatro contemporâneo, genocídio

Resumo

O presente artigo apresenta diálogos traçados com o público a partir da performance instalação Mil Litros de Preto, da artista visual, atriz e performer Lucimélia Romão, tendo o genocídio da população negra como mote. O texto apresenta como a arte negra utiliza da pedagogia teatral para a valorização dos corpos negros na sociedade brasileira; narrando a importância do encontro entre espectador e artista como estratégia para desmontar preconceitos acerca da população pobre, preta e/ou periférica; além de demonstrar uma das características do teatro negro que é a sua dimensão sociopolítica possibilitando uma comunicação acessível e franca com a sociedade, a fim de revitalizar a saúde social como um todo.

Downloads

Publicado

14/08/2023

Como Citar

Romão, L. (2023). Mil litros de preto: os diálogos de uma das vanguardas negras. Olhares, 9(1), 72–80. https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.189