Sobre cenas de sujeição ou Indagações para uma cenanegra e suas urgências

Autores

  • Mônica Pereira de Santana Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. É professora convidada e co-orientadora no Mestrado Profissional em Artes da Cena, parceria entre a Escola Superior de Artes Célia Helena e a Escola Itaú Cultural. É artista interdisciplinar, com atuação na dramaturgia e literatura, atriz/performer.

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.185

Palavras-chave:

performance negra, corpo negro, imagens de controle

Resumo

O artigo reflete sobre o desafio entre performar imagens de sujeição e sofrimento por performers negras, num compromisso com a denúncia e desmonte de situações recorrentes de opressão e por outro lado, como essas representações se integram a um conjunto de narrativas sobre o poder. A artista-pesquisadora articula o pensamento de outras artistas negras do corpo contemporâneas, apontando para reflexões que emergem de suas performances com o pensamento de intelectuais negros radicais como Fred Moten, Denise Ferreira da Silva, Saidiya Hartman. A permanência dessas imagens de sofrimento são encaradas como um tema recorrente da performance negra, dado ao compromisso político e ético dessas obras com a restauração da humanidade subtraída dos sujeitos negros pelas necropolíticas.

Downloads

Publicado

14/08/2023

Como Citar

de Santana, M. P. (2023). Sobre cenas de sujeição ou Indagações para uma cenanegra e suas urgências. Olhares, 9(1), 31–39. https://doi.org/10.59418/olhares.v9i1.185