Análise ativa e dramaturgia Caiofernandiana: uma experiência de criação atoral a partir do drama épico-lírico. O Homem e a mancha.

Autores

  • Pedro Henrique Gonçalves da Silva
  • Marcelo Braga de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.97

Palavras-chave:

Teatro, Trabalho do ator, Eugênio Kusnet, Caio Fernando Abreu.

Resumo

Este artigo trata da aplicação dos procedimentos propostos por Eugênio Kusnet, em Ator e método, e na peça teatral O homem e a mancha, de Caio Fernando Abreu. Um estudo que consiste em utilizar análise ativa e escrita de carta, a partir dos elementos objetivos da ação e circunstâncias propostas, apresentados por Kusnet como conceitos motivadores para o trabalho de criação atoral. Esses procedimentos foram aplicados à cena 25 da referida obra dramatúrgica. Partindo da identificação de elementos épicos e líricos do texto, podemos aferir que a realização da criação atoral, apoiada no trabalho de Kusnet, tornou-se muito complexa concluindo-se, então, que a metodologia do diretor russo seria mais bem aplicada se compreendida como uma regra não rígida e sim flexível.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Gonçalves da Silva

Atua na área de Artes, com ênfase em Teatro. Graduado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi
(UAM), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) orientação do Prof. Dr. Marcelo Braga de Carvalho.

Marcelo Braga de Carvalho

Ator e diretor formado pela EAD/ECA/USP. Atua como professor de graduação na Universidade Anhembi Morumbi e na graduação e pós-graduação na Faculdade Paulista de Artes. É mestre em Artes Cênicas pelo IA/UNESP e doutor pela ECA/USP, na área de formação do artista teatral.

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Publicado

25/08/2018

Como Citar

Silva, P. H. G. da, & Carvalho, M. B. de. (2018). Análise ativa e dramaturgia Caiofernandiana: uma experiência de criação atoral a partir do drama épico-lírico. O Homem e a mancha. Olhares, 5(1), 44–52. https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.97