Uma dança para um dia Claro: Notas reflexivas sobre o Método Dança-Educação Física de Edson Claro

Autores

  • Marcilio de Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Dança, Método Dança-Educação Física, Memória.

Resumo

Nesse texto buscamos os rastros do professor, pesquisador e artista Edson Claro e sua atuação na cena da dança através do Método Dança-Educação Física para se pensar a dança na Arte e na Educação Física. O texto objetiva compreender em notas reflexivas a importância do Método Dança-Educação Física para a criação em dança. Parte de uma abordagem qualitativa sob o viés da análise do discurso.

Biografia do Autor

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorando no Instituto de Artes da UNESP “Júlio Mesquita Filho”, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR); é professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArc) e Pós-Graduação em Ensino de Artes (PROFARTES) da UFRN.

Referências

BOGÉA, Inês. Figuras da Dança: Edson Claro. Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança. Documentário 31’, direção Inês Bogéa, São Paulo, 2012.

CLARO, Edson. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional. São Paulo: Robe Editorial, 1995.

COSTA, Elaine Melo de Brito. O corpo e seus textos: o estético, o politico e o pedagógico na dança. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 228 p. Campinas, SP: [s. n.], 2004.

DANTAS, Viviane dos Santos. Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klaus Vianna. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Dança – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

GINOT, Isabelle. From Shusterman’s Somaesthetics to a Radical Epistemology of Somatics. Dance Research Journal, Vol. 42, Nº 01, p.12-29, Verão [Summer] 2010.

LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine. Bruxelas: Contredanse, 1997.

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso: Princípios & Procedimentos. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

STRAZZACAPPA, Márcia. Fondements et enseignements des techniques corporelles des artistes de la scène dans l’état de São Paulo, au XXème siècle. Tese (Doutorado) – Université de Paris, France, 2000.

_____. O corpo e suas representações: as técnicas de educação somática na preparação do artista cênico. Cadernos CERU, série 2. N. 12, 2001.

Downloads

Publicado

05/05/2017

Como Citar

Vieira, M. de S. (2017). Uma dança para um dia Claro: Notas reflexivas sobre o Método Dança-Educação Física de Edson Claro. Olhares, (4), 31-40. Recuperado de https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/63

Edição

Seção

Pedagogia das Artes da Cena