Os artistas sob o signo do seu tempo

Autores

  • Clóvis Massa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v3i1.50

Palavras-chave:

Teatro moderno, Teatro pós-dramático, Prática cênica, Experimentação

Resumo

Este artigo expõe a análise da plasticidade do fazer artístico sob uma perspectiva diacrônica, a partir dos princípios de dramaturgia, pautados no gênero dramático, discutindo sua evolução no teatro moderno em que há uma hibridização e desconstrução dos modelos tradicionais. Nesse sentido, a forma dramática está fragmentada e a prática cênica, renovada, mediante outras formas artísticas e estéticas conjugadas em experimentações descritas nesse trabalho.

Biografia do Autor

Clóvis Massa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pesquisador acadêmico no campo da teatralidade, da poética e da estética teatrais. Docente orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Professor Adjunto IV do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, na área de História do Espetáculo, Dramaturgia e Teoria do Teatro. Doutor em Teoria da Literatura pela PUCRS, com a tese Estética Teatral e Teoria da Recepção, com Estágio Doutoral realizado na Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis. Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com a dissertação O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral. Graduado em Artes Cênicas: Hab. em Interpretação Teatral pela UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Teatral: História, Dramaturgia e Estética do Espetáculo, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

14/08/2015

Como Citar

Massa, C. (2015). Os artistas sob o signo do seu tempo. Olhares, 3(1), 8–11. https://doi.org/10.59418/olhares.v3i1.50