Uma pedagogia da memória-ação

Autores

  • Renato Ferracini Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Ana Caldas Lewinsohn Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4

Palavras-chave:

Acontecimento, Clichê, Memória, Paradoxo

Resumo

Uma pedagogia e uma autopedagogia do ator devem levar primordialmente em questão: não simplesmente negar as doxas corpóreas e clichês singulares na busca de uma essência interior nem na crença de uma supra consciência, mas utilizar-se delas para que ele – o atuador – possa, em sua imanência corpórea, transbordar essas doxas nelas mesmas e entrar em uma zona de experimentação de novas construções e composições. Limpar as doxas corpóreas, nesse caso, não seria eliminá-las, mas compor e recompor outras potências e intensidades com elas mesmas. O artigo trata dessas questões tanto em seu nível conceitual como também na exemplificação de um conjunto de práticas possíveis para uma busca poética e ética do atuador.

Biografia do Autor

Renato Ferracini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador e atualmente Coordenador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – UNICAMP. Possui quatro livros publicados: A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator (Editora da UNICAMP e FAPESP - 2001), Café com Queijo: Corpos em Criação (HUCITEC e FAPESP - 2006), Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG (HUCITEC e FAPESP - 2006) e Ensaios de Atuação (Perspectiva e FAPESP - 2013). É editor chefe da Revista ILINX (Revista do LUME).

Referências

ALLIEZ, E. Deleuze: filosofia virtual. Trad. Heloisa B.S. Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996.

BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Trad. Luís B.L. Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

______. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997, v.4.

______. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

DERRIDA, J.; BERGSTEIN, L. Enlouquecer o subjéctil. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

FERRACINI, R. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Hucitec, 2006.

FLASZEN, L; POLLASTRELLI, C. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva e SESC, 2007.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

GIL, J. Movimento total. O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

______. A Imagem-nua e as pequenas percepções. s.l.: Relógio D’Água, 2005.

GUATTARI, F. Caosmose; um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

LINS, D (org). Nietszche e Deleuze. Arte e Resistência. Rio de Janeiro, Forense Universitária; Fortaleza, CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007.

MATURANA, H; VARELA, F. De máquinas e seres vivos – Autopoiese – A organização do vivo. Trad. Juan Açuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PESSOA, F. Poesia/Álvaro de Campos. Edição Teresa Rita Lopes. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

SERRES, M. Os cinco sentidos. Filosofia dos corpos misturados 1. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Downloads

Publicado

08/07/2015 — Atualizado em 08/07/2015

Versões

Como Citar

Ferracini, R., & Ana Caldas Lewinsohn. (2015). Uma pedagogia da memória-ação. Olhares, 1(1), 18–27. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.4

Edição

Seção

Pedagogia das Artes da Cena