O diretor, o professor e o educador

“O peso do mundo nas coisas” no teatro de claudio longhi, novo diretor do “piccolo” de milão

Autores

  • Daniele Vianello
  • Maria Gutierrez

Palavras-chave:

Direção artística, Direção teatral, Teatro dos tempos pré-Covid, Teatro dos tempos pós-Covid

Resumo

Claudio Longhi foi nomeado diretor artístico do “Piccolo Teatro di Milano”. Este artigo reflete sobre uma conversa recente com Claudio Longhi a respeito do futuro do famoso teatro italiano, sobre sua nova direção, bem como sobre a última encenação de Longhi como diretor artístico da fundação ERT (Emilia Romagna Teatro): Il Peso del mondo nelle cose (O peso do mundo nas coisas), de Alejandro Tantanian.

Biografia do Autor

Daniele Vianello

Daniele Vianello é vice-presidente da EASTAP (Associação Europeia para o Estudo do Teatro e da Performance), é professor na Universidade da Calábria (UniCal), onde leciona História da performance, Drama, e Teoria e técnica da encenação. Ele também lecionou na Universidade de Roma “La Sapienza” (2002-2008) e na Universidade Ca’ Foscari de Veneza (2015-2016). Ele é membro do comitê editorial do European Journal of Theatre and Performance, editor colaborador e membro do conselho consultivo de European Stages, Olhares, Biblioteca Teatrale, Rivista di letteratura teatrale, entre outras, e do conselho consultivo do Marvin Carlson Theater Center - Shanghai Theater Academy. Suas publicações, centradas principalmente no teatro do Renascimento e no teatro contemporâneo, particularmente na história internacional, mito e recepção da Commedia dell’Arte, incluem L’arte del buffone (Bulzoni, 2005) e Commedia dell’Arte in Context (eds. Balme, Vescovo, Vianello, Cambridge University Press, 2018). Ele trabalhou por muitos anos com o Teatro di Roma (Union des Teatres de l’Europe), onde foi assistente de diretores de cena italianos e estrangeiros (incluindo figuras tais como Eimuntas Nekrošius).

Downloads

Publicado

03/04/2022

Como Citar

Vianello, D., & Gutierrez, . M. (2022). O diretor, o professor e o educador: “O peso do mundo nas coisas” no teatro de claudio longhi, novo diretor do “piccolo” de milão . Olhares, 8(1 e 2), 83-103. Recuperado de https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/154