O Teatro que Vem: um estudo de caso em ação integrada de ensino, pesquisa e extensão, em ambiente virtual

Autores

  • Marcos Barbosa
  • Manoel Candeias

Palavras-chave:

educação, teatro contemporâneo, teatro brasileiro, Covid-19

Resumo

Estudo de caso do projeto de pesquisa “O Teatro que Vem”, realizado na Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH, São Paulo), em 2020. O projeto envolveu turmas das disciplinas História do Teatro Brasileiro I e História do Espetáculo Teatral II, do Bacharelado em Teatro, na preparação de um podcast com artistas e com grupos de artistas das artes da cena do Brasil que, na visão de nossos alunos e alunas, sinalizam, desde já, os caminhos que se abrem para o futuro do teatro brasileiro. Ressaltam-se aqui, sobretudo, as particularidades decorrentes das adaptações do projeto às circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19 ao funcionamento da ESCH, desde março de 2020.

Biografia do Autor

Marcos Barbosa

Marcos Barbosa de Albuquerque, professor permanente e vice-coordenador do Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), é doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua produção acadêmica inclui a publicação de títulos como The art of cultural exchange e Novo drama alemão. É tradutor, dramaturgo e roteirista, com peças encenadas e publicadas em diversos países, entre eles Portugal, Cuba, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, tendo recebido, por seu trabalho, prêmios como Dramaturgia em Pequenos Formatos, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), em 2018, Prêmio Literário Cidade de Belo Horizonte, em 2015, e Concurso Iberoamericano de Textos Dramáticos, em Buenos Aires, no mesmo ano. Em seu trabalho de pesquisa, investiga a contemporaneidade na dramaturgia e o trânsito de narrativas entre mídias.

Manoel Candeias

Manoel Candeias é professor dos cursos de Bacharelado e Mestrado Profissional da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH). Possui Mestrado e Doutorado em Artes da Cena pela Unicamp, com estágio de doutoramento na Universidade de Lisboa. Atualmente, realiza uma pesquisa de pós-doutorado na ECA-USP. Trabalha como ator e dramaturgo e coordena, junto com o Prof. Dr. Marcos Barbosa, o projeto de pesquisa Ações Físicas e Virtuais, na ESCH.

Downloads

Publicado

03/04/2022

Como Citar

Barbosa , M., & Candeias, M. (2022). O Teatro que Vem: um estudo de caso em ação integrada de ensino, pesquisa e extensão, em ambiente virtual. Olhares, 8(1 e 2), 6-13. Recuperado de https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/152