O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues

Autores

  • Newton Moreno

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11

Palavras-chave:

Trabalho de mesa, Pesquisa de campo, Memória, Criação de personagem, Processo colaborativo, Memória foto

Resumo

O lugar do trabalho de mesa no processo de investigação sobre a memória e a obra ficcional, desenvolvido pelos atores da Companhia Os Fofos Encenam. A construção dramatúrgica e cênica no trabalho colaborativo. Este recorte foi realizado durante a criação do espetáculo Memória da cana, baseado no texto Álbum de família, de Nelson Rodrigues, e inspirado na visão da família patriarcal brasileira extraída do romance Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.

Biografia do Autor

Newton Moreno

Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1990, Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1995, e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Atua principalmente nas áreas de: montagem teatral, encenação, dramaturgia, leitura dramática e atuação. Prêmio APCA de Melhor Espetáculo para Memória da Cana. Foi indicado ao Prêmio Shell e ganhador do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro pela direção de Memória da Cana, Prêmio Shell Rio 2007 e Contigo! de Teatro pelo texto As Centenárias. Prêmio Qualidade Brasil 2007, Melhor Espetáculo Comédia As Centenárias. Shell e APCA pelo texto Agreste, em 2004.

Referências

BARTHES, R. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1980, p. 35.

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Publicado

08/07/2015

Como Citar

Moreno, N. (2015). O trabalho à mesa na Casa-Grande de Nelson Rodrigues. Olhares, 1(1), 66–71. https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.11